Blogs e Colunas



ALIMENTAÇÃO SEGURA PARA VIAJANTES

06/07 - Por CAROL BARRADAS

ALIMENTAÇÃO SEGURA PARA VIAJANTES

A Anvisa (Agência Nacional  de Vigilância Sanitária)preparou um guia para auxiliar os viajantes a evitarem doenças transmitidas por alimentos e bebidas, e o que fazer em caso de diarréia.

 A Via Alegria achou esse guia muito importante e vai mostrar para os seus viajantes todas as dicas da Anvisa.

Prevenção de doenças transmitidas por alimentos: 05 pontos-chave para uma alimentação segura. Antes de viajar, consulte um serviço de saúde para obter orientação sobre riscos de exposição e doenças no local de destino, a necessidade de se vacinar ou outras medidas de prevenção. Não se esqueça de levar em sua bagagem Sais de reidratação oral (SRO) e qualquer outro medicamento indicado pelo médico que possa precisar durante a viagem.

MANTENHA A HIGIENE

Lave as mãos com freqüência e sempre antes de manusear ou consumir alimentos. Existem muitos microorganismos perigosos dispersos no solo, na água, nos animais e nas pessoas, os quais podem ser veiculados aos alimentos por meio das mãos. Tenha isto em mente quando for a feiras ou mercados onde possa tocar em alimentos crus, em especial carne crua, e lave as mãos em seguida. Nestes locais há animais vivos que transmitem diversas doenças, entre elas a gripe aviária. Deste modo, evite toque e todo contato próximos com estes animais.

SEPARE OS ALIMENTOS CRUS DOS COZIDOS

Quando comprar alimentos de vendedores ambulantes ou comer bufês de hotéis e restaurantes, verifique se os alimentos cozidos não estão em contato com os alimentos crus, evitando contaminar um ao outros. Evite consumir alimentos crus, exceto frutas e verduras que possam ser descascadas.

Os pratos que contém ovos crus ou pouco cozidos, como a maionese caseira, alguns molhos e determinadas sobremesas (ex: mousse) podem ser perigosos. Alimentos crus contém microorganismos perigosos (ou patogênicos) que podem contaminar os alimentos previamente cozidos através do contato direto, e por conseguinte, acarretam a reintrodução de bactérias que causam doenças em alimentos já cozidos e seguros.

COZINHE MUITO BEM OS ALIMENTOS

Em geral, certifique-se de que seus alimentos estão bem cozidos e são mantidos quentes. Evite, em especial, mariscos crus, carne de ave com coloração rosada ou cujo suco esteja rosado, carne picada ou hambúrgueres que ainda não estejam completamente cozidos já que podem conter microorganismos perigosos. O cozimento adequado elimina quase todos os microorganismos perigosos e é um dos métodos mais eficazes para garantir o consumo seguro dos alimentos. Entretanto, é essencial que todas as partes do alimento sejam completamente cozidas, tendo atingido, pelo menos, a temperatura de 70° C.

MANTENHA OS ALIMENTOS EM TEMPERATURAS SEGURAS

Alimentos cozidos que são mantidos a temperatura ambiente por várias horas constituem outro grande risco de doenças de origem alimentar. Evite o consumo destes alimentos oferecidos em bufês, mercados, restaurantes e barracas de comida nas ruas se identificar que não são mantidos quentes, refrigerados ou congelados. Os microorganismos podem se multiplicar rapidamente nos alimentos armazenados a temperatura ambiente. A conservação dos alimentos sob refrigeração ou congelamento (temperaturas inferiores a de 5° C)  ou bem quentes (temperaturas superiores a 60° C) diminui ou interrompe a proliferação de microorganismos).

USE ÁGUA TRATADA E INGREDIENTES SEGUROS

Sorvetes, água, gelo e leite cru podem ser facilmente contaminados por microorganismos perigosos ou substâncias químicas se forem preparados com ingredientes contaminados. Em caso de dúvidas sobre a procedência e manuseio dos mesmos, não os consuma. Retires as cascas de todas as frutas e verduras se for comê-las cruas. Não coma frutas e/ou verduras com “machucados”, com a casca perfurada ou amassados, pois pode ocorrer a formação de compostos químicos tóxicos, denominados microtoxinas, produzidos por microrganismos perigosos em alimentos estragados ou com bolor. As verduras de folhas (saladas verdes) podem conter microrganismos perigosos que são difíceis para eliminar. Se não estiver seguro das condições de higiene desses vegetais, não os consuma. Sempre que possível, prefira o consumo de água mineral engarrafada, contudo certifique-se de que o lacre não está violado. Se desconfiar da segurança da água, ferva-a adequadamente para eliminar todos os microrganismos perigosos, quando não for possível ferver a água, pode-se recorrer ao microfiltro e aos desinfetantes específicos, conforme indicação do fabricante (ex: 3 gotas de hipoclorito de sódio, 2,5% a cada litro de água) bebidas engarrafadas ou em outro tipo de embalagem geralmente são seguras para o consumo.    

 

O QUE FAZER EM CASO DE DIARRÉIA?

A maioria dos episódios de diarréia desaparecem em poucos dias. A diarréia pode ser acompanhada de náuseas, vômitos e/ou febre. É importante evitar a desidratação. Não deixe de beber bastante líquido, em especial quando viajar para locais com clima quente. Isto é extremamente importante no caso de crianças. Se a criança estiver agitada ou irritada, sedenta, coma  pele seca e pouca elasticidade e apresentar olhos fundos / encovados, deve-se buscar atendimento médico imediatamente porque se tratam de sinais de desidratação.

Procure um serviço de saúde em caso de evacuações muito frequentes, muito líquidas ou com presença de sangue ou diarréia durar mais de três dias.

Logo que iniciar a diarréia, beba mais líquidos, tais como solução oral para reidratação (SRO), água fervida, tratada ou engarrafada, chá fraco, sopas ou outras bebidas seguras. Evite ingerir líquidos com características diuréticas como o café, alguns chás e bebidas extremamente açucaradas ou alcoólicas, pois induzem o organismo a perder mais líquido.

 

  

FAIXA ETÁRIA

QUANTIDADE DE LÍQUIDO OU DE SRO*

CRIANÇAS MENORES DE 02 ANOS

ATÉ MEIO COPO APÓS CADA EVACUAÇÃO

CRIANÇA DE 02 A 10 ANOS

ATÉ 1 COPO APÓS CADA EVACUAÇÃO

CRIANÇAS MAIORES E ADULTOS

QUANTIDADE ILIMITADA

 

Ao contrário do que se pensa normalmente, não é recomendável o uso de medicamentos que diminuem as contrações intestinais. Estes medicamentos nunca devem ser dados às crianças devido ao risco de obstrução intestinal.

*Na ausência de SRO, mistures 6 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de chá rasa de sal em um litro de água limpa (deve ter o gosto de lágrimas) e beba a solução, também conhecida como “soro caseiro”, conforme indicado na tabela acima.

TODOS OS DIAS MILHÕES DE PESSOAS FICAM DOENTES E MILHARES MORREM DEVIDO A DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS QUE PODEM SER PREVINIDAS

As recomendações presentes neste guia são importantes para os viajantes em geral, especialmente para grupos de alto risco como lactantes, crianças, gestantes idosos e pessoas imunodeprimidas, incluindo portadores de HIV/AIDS; estes grupos são particularmente vulneráveis às doenças transmitidas por alimentos.

LEMBRE-SE: PREVINIR É O MELHOR REMÉDIO

Os “5 pontos-chave para uma alimentação segura”, elaboradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), foram adaptados neste guia para orientar sobre problemas de saúde decorrentes de viagens.

 

FONTE: ANVISA

Postagens

  1. 23/10 Um roteiro surpreendente pela Itália -
  2. 16/07 ALGUNS LUGARES DA ITÁLIA -
  3. 14/04 10 Curiosidades sobre a Nova Zelândia - Saiba um pouco mais sobre a Nova Zelândia!
  4. 27/01 SEMANA SANTA É COM A VIA ALEGRIA - Nós preparamos pacotes maravilhosos para esse feriadão de páscoa
  5. 04/01 DICAS DE VIAGEM NOS NAVIOS DA MSC - Para assegurar a sua maior tranquilidade e satisfação, elaboramos este guia completo com informações importantes sobre os procedimentos de embarque e desembarque de nossos navios para a temporada.
  6. 20/08 MUNDO VIA ALEGRIA - Evento especial da Via Alegria marca o lançamento dos pacotes de réveillon e verão 2013/1014.
  7. 29/07 ÁFRICA DO SUL: CAPE TOWN - CONHEÇA CAPE TOWN JUNTO COM A VIA ALEGRIA
  8. 16/07 ÁFRICA DO SUL: JOHANNESBURGO - A VIA ALEGRIA FOI CONHECER ESSE LUGAR ENCANTADOR
  9. 09/07 PROMOÇÃO CAMALEÃO NA FOLIA - CAMALEÃO + HOSPEDAGEM POR UM PREÇO INCRÍVEL
  10. 06/07 ALIMENTAÇÃO SEGURA PARA VIAJANTES - A ANVISA PREPAROU UM GUIA PARA AUXILIAR QUEM VAI VIAJAR
  11. 15/05 APLICATIVOS PARA VIAGENS - PREPARAMOS UMA LISTA DOS APLICATIVOS MAIS INTERESSANTES PARA OS VIAJANTES
  12. 06/05 LISBOA TÁ BARATO PRA CARAMBA! - APROVEITE ESTE PACOTE IMPERDÍVEL COM HOSPEDAGEM DE 05 NOITES E AÉREO SAINDO DE SALVADOR
  13. 19/04 TRAVESSIA DO MSC PREZIOSA PARA O BRASIL - Conheça a nova obra de arte do Mediterrâneo, que tem o glamour do clássico e o conforto da alta tecnologia
  14. 04/04 SAIBA COMO TIRAR O VISTO AMERICANO -
  15. 08/03 TURISMO WEEK NA VIA ALEGRIA -
  16. 28/02 EUROPA QUASE DE GRAÇA -
  17. 25/02 MSC MAGNIFICA - SEMANA SANTA -
  18. 25/01 São Paulo -
  19. 04/01 1 ano de Novos Caminhos -
  20. 03/01 Praia do Forte -
  21. 21/12 PATAGÔNIA ARGENTINA -
  22. 18/12 Réveillons pelo mundo na Via Alegria! -
  23. 31/08 VIA ALEGRIA APRESENTA: DESTINOS DE RÉVEILLON -
  24. 16/08 7 viagens no Brasil com crianças - Planejando viajar com as crianças?? Sugerimos 7 roteiros que a família toda vai curtir.
  25. 13/07 Hospedagem para o carnaval de Salvador - Garanta com a Via Alegria seu lugar na maior festa popular do planeta!!

Av. Tancredo Neves, 450, Ed. Suarez Trade, sala 2702, Caminho das Árvores - Salvador - Bahia
Tel: (71) 3797-6130 / 3797-6140 - Fax: (71) 3797-6161
E-mail: contato@viaalegria.com.br