Blogs e Colunas



UM ROTEIRO PELO MÉXICO COM A VIA ALEGRIA

21/11 - Por Um pouquinho de cada lugar

29 e 30.10.2019

Fizemos uma viagem pelo México com um roteiro criado pela Via Alegria. A decisão de viajar se deu após assistir ao musical de desenho animado da Pixar: “Viva – a Vida é Uma Festa”, cujo título original é “Coco”. O filme possui um enredo ambientado nas tradições mexicanas com ênfase no culto ao Dia dos Mortos. Encanta pelo colorido e pela cultura mexicana. Era isso que queríamos ver por lá. Já tínhamos ficado impressionados com a festa do Dia dos Mortos desde a cena de abertura do filme de 007 contra Spectre. Ambientada no desfile da Cidade do México.

 

 

Personagens do filme Coco no desfile do Dia dos Mortos.

A viagem começou pela Cidade do México, onde participamos das festividades do Dia dos Mortos (02 de novembro) e daí aproveitamos para conhecer um pouco dos Pueblos Mágicos do México.

Dia dos Mortos

Pegamos um carro na Cidade do México e seguimos dirigindo até a charmosa cidade de Puebla, que concentra muito das tradições mexicanas. De Puebla, continuamos ainda de carro até Oaxaca, num mergulho profundo na cultura e história do México.

Igreja de Santo Domingos em Oaxaca

De Oaxaca, pegamos um voo para o estado indígena de Chiapas, onde predominam as tradições indígenas muito fortes. A cidade de San Cristoban de Las Casas é uma espécie de capital cultural de Chiapas.

Catedral de San Cristoban de Las Casas

Em San Cristoban, pegamos um carro e descemos até Palenque para conhecer uma das mais maravilhosas cidades maias existentes na região. O sítio arqueológico de Palenque fica no meio da selva tropical.

Parque arqueológico de Palenque

De Palenque fomos até Campeche, no Golfo do México e nos surpreendemos com o acervo colonial da cidade. De Campeche seguimos de carro até Cancun, onde finalizamos a viagem.

Campeche

Voando pela Copa Airlines

Pegamos um voo da Copa Airlines desde Brasília para a Cidade do México, com uma escala na Cidade do Panamá. A escolha pela companhia panamenha, Copa, levou em consideração a viagem de retorno, pois pegaríamos um voo de Cancun para Salvador, com escala na Cidade do Panamá. Chegar direto em Salvador após uma viagem internacional é tudo de bom. O ruim deste voo de ida foi a conexão de 6 horas em Brasília. Terrível. Decidimos sair do aeroporto e fomos jantar em Brasília com o amigo Augusto Brandão. Foi uma excelente alternativa. Consumimos 3 horas da conexão e ainda colocamos um bom papo em dia. Chegamos à Cidade do México no início da tarde. Fomos direto para o excelente Hotel Marriott Reforma, com uma localização privilegiada, no Paseo de la Reforma, no coração da capital mexicana.

Preparando a viagem para o México

Chegando à Cidade do México

O México é um país encantador. Bastante populoso. Possui aproximadamente 113 milhões de habitantes, sendo que a maior parte da sua população vive no vale central, a mais de 2 mil metros de altitude, onde está a Cidade do México. Possui uma mistura incrível de culturas, cores, sons e sabores, com uma diversidade paisagística enorme. Geograficamente fica na América do Norte, apesar de fazer parte da América Latina. O primeiro conceito leva em consideração a distribuição geográfica no continente americano e o segundo leva em consideração a origem latina por ter sido colonizado pela Espanha. A história antiga e os rituais mágicos do México continuam entrelaçados na vida moderna do país.

México

O norte do país, próximo à fronteira com os Estados Unidos da América, é bastante árido e predominam áreas desérticas e semiáridas. A região central possui grandes cordilheiras de montanhas. As Sierras Madres. E um grande vale central onde fica a Cidade do México. Na região sul predominam áreas tropicais com grandes florestas e climas bastante úmidos. Os contrastes entre o norte e o sul são muito grandes.

Bandeira do México

O norte é mais rico, com população predominantemente branca, de origem espanhola. É mais urbano e industrializado. No sul concentram-se as maiores comunidades de origem indígena do país. É uma região mais pobre, onde a agricultura primitiva convive com alguns projetos modernos de agropecuária.

População indígena em Chiapas

A Cidade do México é gigantesca, está entre as dez maiores do mundo, possui aproximadamente 9 milhões de habitantes, com mais de 20 milhões na sua região metropolitana. Está localizada num extenso vale central, no mesmo local, onde no passado, os Astecas tinham a sua capital, Tenochtitlán. É o centro econômico e de governo do país.

Fantasia no Dia dos Mortos

O espanhol Hernán Cortés foi o conquistador do México. O seu exército destruiu a capital Asteca numa guerra que durou apenas dois anos. Quando os astecas foram conquistados, os espanhóis destruíram Tenochtitlán, aterraram o lago sagrado e utilizaram muitas das pedras da cidade Asteca para construir a nova cidade espanhola na colônia.

A saga da história do México em mural de Diego Rivera

Cortés chegou à costa do México em 1519. Conquistou os povos litorâneos e os transformou em seus aliados na luta contra o Império Asteca. O Império Asteca era enorme, mas subjugava os povos vizinhos e tinha muitos inimigos. Cortés soube usar isso a seu favor. Destruiu Tenochtitlán e derrotou o poderoso imperador Montezuma II, em 1521, quando fundou a Cidade do México.

A saga da história do México em mural de Diego Rivera

 

Postagens

  1. 21/11 UM ROTEIRO PELO MÉXICO COM A VIA ALEGRIA -
  2. 24/10 VARADERO, A “CANCUN” DE CUBA -
  3. 05/08 AS PIRÂMIDES DE GIZÉ -
  4. 05/07 “EGITO, UMA DÁDIVA DO NILO” -
  5. 27/06 O MORRO DE SÃO PAULO NA BAHIA -
  6. 27/06 AVIGNON E AIX-EN-PROVENCE, O CORAÇÃO DA PROVENÇA -
  7. 27/06 A ROTA ROMÂNTICA DA ALEMANHA -
  8. 27/06 BETO CARRERO WORLD, A “DISNEYLÂNDIA” BRASILEIRA -
  9. 27/06 PETRA, UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO -
  10. 23/10 Um roteiro surpreendente pela Itália -
  11. 16/07 ALGUNS LUGARES DA ITÁLIA -
  12. 14/04 10 Curiosidades sobre a Nova Zelândia - Saiba um pouco mais sobre a Nova Zelândia!
  13. 27/01 SEMANA SANTA É COM A VIA ALEGRIA - Nós preparamos pacotes maravilhosos para esse feriadão de páscoa
  14. 04/01 DICAS DE VIAGEM NOS NAVIOS DA MSC - Para assegurar a sua maior tranquilidade e satisfação, elaboramos este guia completo com informações importantes sobre os procedimentos de embarque e desembarque de nossos navios para a temporada.
  15. 20/08 MUNDO VIA ALEGRIA - Evento especial da Via Alegria marca o lançamento dos pacotes de réveillon e verão 2013/1014.
  16. 29/07 ÁFRICA DO SUL: CAPE TOWN - CONHEÇA CAPE TOWN JUNTO COM A VIA ALEGRIA
  17. 16/07 ÁFRICA DO SUL: JOHANNESBURGO - A VIA ALEGRIA FOI CONHECER ESSE LUGAR ENCANTADOR
  18. 09/07 PROMOÇÃO CAMALEÃO NA FOLIA - CAMALEÃO + HOSPEDAGEM POR UM PREÇO INCRÍVEL
  19. 06/07 ALIMENTAÇÃO SEGURA PARA VIAJANTES - A ANVISA PREPAROU UM GUIA PARA AUXILIAR QUEM VAI VIAJAR
  20. 15/05 APLICATIVOS PARA VIAGENS - PREPARAMOS UMA LISTA DOS APLICATIVOS MAIS INTERESSANTES PARA OS VIAJANTES
  21. 06/05 LISBOA TÁ BARATO PRA CARAMBA! - APROVEITE ESTE PACOTE IMPERDÍVEL COM HOSPEDAGEM DE 05 NOITES E AÉREO SAINDO DE SALVADOR
  22. 19/04 TRAVESSIA DO MSC PREZIOSA PARA O BRASIL - Conheça a nova obra de arte do Mediterrâneo, que tem o glamour do clássico e o conforto da alta tecnologia
  23. 04/04 SAIBA COMO TIRAR O VISTO AMERICANO -
  24. 08/03 TURISMO WEEK NA VIA ALEGRIA -
  25. 28/02 EUROPA QUASE DE GRAÇA -
  26. 25/02 MSC MAGNIFICA - SEMANA SANTA -
  27. 25/01 São Paulo -
  28. 04/01 1 ano de Novos Caminhos -
  29. 03/01 Praia do Forte -
  30. 21/12 PATAGÔNIA ARGENTINA -
  31. 18/12 Réveillons pelo mundo na Via Alegria! -
  32. 31/08 VIA ALEGRIA APRESENTA: DESTINOS DE RÉVEILLON -
  33. 16/08 7 viagens no Brasil com crianças - Planejando viajar com as crianças?? Sugerimos 7 roteiros que a família toda vai curtir.
  34. 13/07 Hospedagem para o carnaval de Salvador - Garanta com a Via Alegria seu lugar na maior festa popular do planeta!!

Av. Tancredo Neves, 148, escritório 04, 3º piso, Shopping da Bahia, Caminho das Árvores - Salvador - Bahia
Tel: (71) 3797-6130 / 3797-6140
E-mail: contato@viaalegria.com.br