Blogs e Colunas



AVIGNON E AIX-EN-PROVENCE, O CORAÇÃO DA PROVENÇA

27/06 - Por Um pouquinho de cada lugar

A Provença é uma das regiões mais procuradas pelos turistas que viajam pelo interior da França. Os campos de lavandas de Aix-en-Provence, as gargantas do Rio Ródano e seus afluentes, as cidades históricas como Avignon e Arles e a influência romana completam as suas atrações.

A Pont d’Arc em Ardeche, na Provence

Avignon é uma magnífica cidade murada localizada nas margens do Rio Ródano, no coração da Provença. Foi sede da Igreja Católica de 1309 a 1377, quando um conflito entre facções da Igreja, em Roma, acabou com a transferência da corte papal para Avignon. Para abrigar a corte foi construído um imenso castelo fortificado na cidade. Na visita ao Palácio pode-se ter uma noção do cotidiano no seu interior, naquela época.

O Castelo de Avignon

O Castelo de Avignon

O centro histórico de Avignon é uma cidade murada, cheia de ruas estreitas e muitas opções de restaurantes, bares e lojas de antiguidades e artesanatos.

Centro histórico de Avignon

O “barato” da Provença é seguir os caminhos em direção às milhares de atrações que existem por aí, muitas delas nos arredores de Avignon. A Pont Du Gard é um sítio arqueológico romano, a 25 km de Avignon, representado sobretudo por um grande aqueduto. A Pont du Gard é uma obra prima da arquitetura romana. Um pedaço do aqueduto que trazia água de Uzès a Nîmes  e que nesse trecho se transforma numa ponte construída  no século I a.c., em três níveis, para atravessar o Rio Gard.

Pont du Gard

Les-Baux-de-Provence é uma cidadela abandonada no alto de um grande planalto rochoso. A chegada por uma estrada sinuosa, que leva ao alto da colina, já impressiona pela visão das rochas calcárias que cobrem essa estrutura. O castelo de Les Baux foi parcialmente esculpido na rocha calcária.

O Castelo Des-Baux-de-Provence

A visita a Les Baux começa pelo povoado que se preservou na base da montanha. Hoje um  conjunto de lojinhas com um excelente artesanato, objetos de arte e antiguidades.

Les-Baux-de-Provence

Em Arles existem fortes vestígios históricos da influência romana na Provença. O destaque fica para o Anfiteatro Romano muito bem preservado para uma construção de 2 mil anos. A Arena Romana possui capacidade para 21 mil pessoas e funciona ainda hoje com touradas e outros eventos, sobretudo no verão. Van Gogh viveu em Arles de 1888 a 1889 e aqui pintou uma parte da sua obra, dentre as telas famosas que unem Van Gogh a Arles, está a Casa Amarela, onde ele viveu.

O anfiteatro romano de Arles

Aix-En-Provence é uma cidade jovem e alegre e isto é visível nas ruas, sobretudo na Cours Mirabeau. A avenida arborizada é cheia de cafés e lojas. Aix é a cidade das mil fontes, elas estão por todas as partes, algumas das melhores ficam na Cours Mirabeau.

A Cours Mirabeau em Aix-en-Provence

É no interior da Provença que se pode presenciar o espetáculo das lavandas. O visual é maravilhoso. Os campos são plantados de lavandas, dispostas simetricamente em longas linhas que acompanham o modelado do relevo. O centro de produção fica próximo à cidade de Luberon, a “capital da lavanda”.

Lavandas de Luberon

Um dos cenários mais impressionantes da Europa é o cânion Gorges du Verdon que num determinado trecho, deságua no Lago Saint Croix, formando uma paisagem espetacular.

Gorges du Verdon

Dicas:

Como chegar:

A maior cidade francesa próxima à Provence é Marselha. Algumas das companhias aéreas que voam do Brasil para as grandes cidades europeias, têm conexão direta para essa cidade. A partir daí ou de Paris, pode-se chegar a Avignon ou Aix-En-Provence de carro, ônibus ou trens, inclusive com o TGV (Trens de Grande Velocidade). Tudo com muita facilidade.

Paisagem da Provence

Não precisa de visto nem certificado de vacinas para quem vai à França, mas o passaporte precisa ter validade mínima de seis meses da data de retorno da viagem. Na checagem da imigração, às vezes é necessário apresentar passagem de volta, comprovante de recursos financeiros e seguro de saúde.

Provence

Como circular:

A melhor maneira de circular pela região da Provença é de carro, pois são muitas as atrações que ficam pelo caminho ou fora das principais cidades. Em Avignon ou em Aix-En-Provence, deixe o carro num estacionamento e circule a pé. São cidades pequenas e todas as atrações estão no centro.

Viajar de carro é uma excelente opção para aproveitar melhor as paisagens da Provence

Quando ir:

A melhor época para visitar a Provence é no verão, sobretudo no período da imperdível floração dos campos de lavanda que acontecem da segunda quinzena de junho à primeira de agosto, época em que as cidades estão lotadas. A Provença possui um clima temperado, com verões quentes e secos, invernos amenos e as quatro estações bem definidas e pode ser visitada em qualquer época do ano.

Os campos de lavanda da Provence

Postagens

  1. 24/10 VARADERO, A “CANCUN” DE CUBA -
  2. 05/08 AS PIRÂMIDES DE GIZÉ -
  3. 05/07 “EGITO, UMA DÁDIVA DO NILO” -
  4. 27/06 O MORRO DE SÃO PAULO NA BAHIA -
  5. 27/06 AVIGNON E AIX-EN-PROVENCE, O CORAÇÃO DA PROVENÇA -
  6. 27/06 A ROTA ROMÂNTICA DA ALEMANHA -
  7. 27/06 BETO CARRERO WORLD, A “DISNEYLÂNDIA” BRASILEIRA -
  8. 27/06 PETRA, UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO -
  9. 23/10 Um roteiro surpreendente pela Itália -
  10. 16/07 ALGUNS LUGARES DA ITÁLIA -
  11. 14/04 10 Curiosidades sobre a Nova Zelândia - Saiba um pouco mais sobre a Nova Zelândia!
  12. 27/01 SEMANA SANTA É COM A VIA ALEGRIA - Nós preparamos pacotes maravilhosos para esse feriadão de páscoa
  13. 04/01 DICAS DE VIAGEM NOS NAVIOS DA MSC - Para assegurar a sua maior tranquilidade e satisfação, elaboramos este guia completo com informações importantes sobre os procedimentos de embarque e desembarque de nossos navios para a temporada.
  14. 20/08 MUNDO VIA ALEGRIA - Evento especial da Via Alegria marca o lançamento dos pacotes de réveillon e verão 2013/1014.
  15. 29/07 ÁFRICA DO SUL: CAPE TOWN - CONHEÇA CAPE TOWN JUNTO COM A VIA ALEGRIA
  16. 16/07 ÁFRICA DO SUL: JOHANNESBURGO - A VIA ALEGRIA FOI CONHECER ESSE LUGAR ENCANTADOR
  17. 09/07 PROMOÇÃO CAMALEÃO NA FOLIA - CAMALEÃO + HOSPEDAGEM POR UM PREÇO INCRÍVEL
  18. 06/07 ALIMENTAÇÃO SEGURA PARA VIAJANTES - A ANVISA PREPAROU UM GUIA PARA AUXILIAR QUEM VAI VIAJAR
  19. 15/05 APLICATIVOS PARA VIAGENS - PREPARAMOS UMA LISTA DOS APLICATIVOS MAIS INTERESSANTES PARA OS VIAJANTES
  20. 06/05 LISBOA TÁ BARATO PRA CARAMBA! - APROVEITE ESTE PACOTE IMPERDÍVEL COM HOSPEDAGEM DE 05 NOITES E AÉREO SAINDO DE SALVADOR
  21. 19/04 TRAVESSIA DO MSC PREZIOSA PARA O BRASIL - Conheça a nova obra de arte do Mediterrâneo, que tem o glamour do clássico e o conforto da alta tecnologia
  22. 04/04 SAIBA COMO TIRAR O VISTO AMERICANO -
  23. 08/03 TURISMO WEEK NA VIA ALEGRIA -
  24. 28/02 EUROPA QUASE DE GRAÇA -
  25. 25/02 MSC MAGNIFICA - SEMANA SANTA -
  26. 25/01 São Paulo -
  27. 04/01 1 ano de Novos Caminhos -
  28. 03/01 Praia do Forte -
  29. 21/12 PATAGÔNIA ARGENTINA -
  30. 18/12 Réveillons pelo mundo na Via Alegria! -
  31. 31/08 VIA ALEGRIA APRESENTA: DESTINOS DE RÉVEILLON -
  32. 16/08 7 viagens no Brasil com crianças - Planejando viajar com as crianças?? Sugerimos 7 roteiros que a família toda vai curtir.
  33. 13/07 Hospedagem para o carnaval de Salvador - Garanta com a Via Alegria seu lugar na maior festa popular do planeta!!

Av. Tancredo Neves, 148, escritório 04, 3º piso, Shopping da Bahia, Caminho das Árvores - Salvador - Bahia
Tel: (71) 3797-6130 / 3797-6140
E-mail: contato@viaalegria.com.br