Blogs e Colunas



PETRA, UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO

27/06 - Por Um pouquinho de cada lugar

A expectativa para conhecer Petra, uma das Sete maravilhas do Mundo Moderno, fez com que saíssemos cedo para o passeio que nos levaria à Cidade Perdida dos Nabateus. Estávamos hospedados bem perto do sítio arqueológico e rapidamente chegamos ao centro de visitantes de Petra.

 

Chegando a Petra

A cidade vive basicamente do turismo e recebe mais de 800 mil visitantes todos os anos. O Centro de Visitantes possui lojinhas, salões de exposição, e no dia que fomos visitar Petra, o Príncipe Hussein bin Al Abdullah, inaugurou um novo Museu no complexo de visitantes. Petra é a maior atração turística da Jordânia. É patrimônio Mundial da UNESCO, desde 1985.

O centro de visitantes

É uma cidade histórica construída pelos Nabateus em 312 a.C., apesar de existirem relatos históricos de ocupação humana na região, por outros povos, há mais de 9 mil anos. Mais tarde foi ocupada e ampliada pelos romanos. Fica no sul da Jordânia, a 240 km de Amã, a capital do país. É famosa pela beleza e por ter sido esculpida nas rochas calcárias. É conhecida como a Cidade Rosa, em função das cores das pedras do cânion que leva à cidade.

 

O mapa do Sik em direção à Cidade Perdida de Petra

O acesso a Petra se dá pelo Sik, o cânion que leva à cidade perdida. Possui aproximadamente 4 quilômetros de extensão, dividido em duas etapas. A primeira etapa é a mais estreita e mais bonita. Os paredões de rocha sedimentar se elevam a aproximadamente 100 metros de altura em alguns trechos e ficam a poucos metros de largura, o suficiente para passar uma carruagem, o que é comum no caminho.

Petra

A expectativa para a entrada do Sik

O caminho foi pavimentado pelos Nabateus e é relativamente plano podendo ser percorrido por qualquer pessoa. Quanto mais penetramos no cânion, ele vai ficando mais bonito. As rochas possuem um colorido vivo e formam texturas impressionantes.

No interior do cânion

No caminho do Sik já aparecem algumas escavações feitas na rocha, pelo povo que viveu ali há mais de dois mil anos. Os Nabateus se tornaram especialistas em escavar e dominar a rocha, além de criar e preservar os caminhos e armazenamentos para a água que é rara nessa região. Construíam verdadeiros aquedutos, barragens e outras estruturas.

Vestígios de escultura dos nabateus, na rocha

Eram povos nômades dos Desertos da Jordânia. Construíram a sua capital no interior do cânion, era uma forma de protegê-la dos inimigos, pois qualquer um que se aventurasse por ali, seria uma presa fácil entre os paredões rochosos. Os Nabateus tomaram partido da proximidade de Petra com as principais rotas comerciais do Oriente Médio e isso fez a cidade crescer.

Os caminhos estreitos do cânion

O Tesouro

Após dois quilômetros de caminhada espremida entre os paredões do Sik, avistamos numa fresta da rocha, o amarelo ouro do Grande Tesouro existente na Cidade Perdida de Petra. A construção é uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e divide esse título com o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, A Grande Muralha da China, A Pirâmide de Chichen Itzá do México, O Taj Mahal da Índia, a Cidade Perdida de Machu Picchu e o Coliseu de Roma.

A primeira imagem do Tesouro de Petra

Leia também: https://umpouquinhodecadalugar.com/america/mexico/a-piramide-maia-de-chichen-itza/

A impressionante fachada escavada na rocha é o principal achado de Petra. Não se sabe bem a função daquela estrutura. Acredita-se que servia para guardar um tesouro ou poderia ter sido um túmulo real. A fachada é finamente trabalhada, mas o seu interior é simples. Possui três salões, que não podem ser visitados.

O Tesouro de Petra

A Cidade Perdida de Petra ficou escondida do mundo por 1.200 anos, guardada. Protegida pelos beduínos, povos nômades e guerreiros dos desertos da Jordânia. Desde a decadência do Império Romano na região, até ser revelada ao mundo ocidental pelo arqueólogo Suíço Johann Luwdwig Burckhardt, em 1812. Foi descrita pelo arqueólogo como “uma cidade rosa e vermelha tão velha quanto o tempo”.

Os beduínos guardaram o Tesouro

A fama e o desejo de conhecer Petra aumentou muito, após o filme de Steven Spilberguer, Indiana Jones e a Última Cruzada, onde o “Tesouro” aparece, faz parte do cenário e guarda um tesouro perdido: o Santo Graal.

Milhares de turistas visitam Petra todos os anos.

Na frente do Tesouro de Petra, os beduínos que ainda vivem nos arredores, alugam camelos, cavalos, jegues e charretes, para os visitantes. Alguns fazem o percurso nesses animais, outros apenas sobem para tirar fotos. Seguimos a pé, pois queríamos aproveitar cada centímetro dos cânions e da riqueza do lugar.

Petra

Seguimos adiante, agora pela segunda parte do cânion, onde ele vai ficando mais largo, sem perder a beleza e imponência. É nesse pedaço do cânion, que aparece a maior parte das construções: fachadas, túmulos e casas esculpidas e encravadas nas rochas. Dezenas de tumbas escavadas na rocha demonstram a importância que Petra já teve no passado.

Dezenas de tumbas escavadas na rocha

Um belo Teatro Romano, com capacidade para até seis mil pessoas, é um dos tesouros que encontramos no meio do cânion. O teatro não foi construído por blocos e sim totalmente escavado na rocha. Esse é o diferencial de Petra.

O Teatro Romano de Petra

As Tumbas reais foram escavadas na fachada do Monte Jabal Mandbah e ficam em frente ao Teatro Romano. São fachadas imponentes, com detalhes arquitetônicos nabateus e romanos.

As Tumbas reais

Mais adiante aparece a cidade romana de Petra, com templos, banhos, saunas e tudo aquilo que caracterizava essas cidades dos primeiros séculos depois de Cristo.

A cidade romana de Petra

No final do trajeto do cânion, aparece uma área mais aberta, onde foi criado um centro de infraestrutura, com restaurantes e banheiros para os visitantes. Muitos seguem a pé até aí e voltam de charrete, camelo ou jegue. Nós preferimos voltar a pé para aproveitar ainda mais a visão mágica do cânion de Petra.

As paredes do Sik de Petra

Voltamos ao centro de visitantes e seguimos adiante pois ainda tínhamos algumas maravilhas da Jordânia para ver nessa tarde.

Beduínos

Postagens

  1. 24/10 VARADERO, A “CANCUN” DE CUBA -
  2. 05/08 AS PIRÂMIDES DE GIZÉ -
  3. 05/07 “EGITO, UMA DÁDIVA DO NILO” -
  4. 27/06 O MORRO DE SÃO PAULO NA BAHIA -
  5. 27/06 AVIGNON E AIX-EN-PROVENCE, O CORAÇÃO DA PROVENÇA -
  6. 27/06 A ROTA ROMÂNTICA DA ALEMANHA -
  7. 27/06 BETO CARRERO WORLD, A “DISNEYLÂNDIA” BRASILEIRA -
  8. 27/06 PETRA, UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO -
  9. 23/10 Um roteiro surpreendente pela Itália -
  10. 16/07 ALGUNS LUGARES DA ITÁLIA -
  11. 14/04 10 Curiosidades sobre a Nova Zelândia - Saiba um pouco mais sobre a Nova Zelândia!
  12. 27/01 SEMANA SANTA É COM A VIA ALEGRIA - Nós preparamos pacotes maravilhosos para esse feriadão de páscoa
  13. 04/01 DICAS DE VIAGEM NOS NAVIOS DA MSC - Para assegurar a sua maior tranquilidade e satisfação, elaboramos este guia completo com informações importantes sobre os procedimentos de embarque e desembarque de nossos navios para a temporada.
  14. 20/08 MUNDO VIA ALEGRIA - Evento especial da Via Alegria marca o lançamento dos pacotes de réveillon e verão 2013/1014.
  15. 29/07 ÁFRICA DO SUL: CAPE TOWN - CONHEÇA CAPE TOWN JUNTO COM A VIA ALEGRIA
  16. 16/07 ÁFRICA DO SUL: JOHANNESBURGO - A VIA ALEGRIA FOI CONHECER ESSE LUGAR ENCANTADOR
  17. 09/07 PROMOÇÃO CAMALEÃO NA FOLIA - CAMALEÃO + HOSPEDAGEM POR UM PREÇO INCRÍVEL
  18. 06/07 ALIMENTAÇÃO SEGURA PARA VIAJANTES - A ANVISA PREPAROU UM GUIA PARA AUXILIAR QUEM VAI VIAJAR
  19. 15/05 APLICATIVOS PARA VIAGENS - PREPARAMOS UMA LISTA DOS APLICATIVOS MAIS INTERESSANTES PARA OS VIAJANTES
  20. 06/05 LISBOA TÁ BARATO PRA CARAMBA! - APROVEITE ESTE PACOTE IMPERDÍVEL COM HOSPEDAGEM DE 05 NOITES E AÉREO SAINDO DE SALVADOR
  21. 19/04 TRAVESSIA DO MSC PREZIOSA PARA O BRASIL - Conheça a nova obra de arte do Mediterrâneo, que tem o glamour do clássico e o conforto da alta tecnologia
  22. 04/04 SAIBA COMO TIRAR O VISTO AMERICANO -
  23. 08/03 TURISMO WEEK NA VIA ALEGRIA -
  24. 28/02 EUROPA QUASE DE GRAÇA -
  25. 25/02 MSC MAGNIFICA - SEMANA SANTA -
  26. 25/01 São Paulo -
  27. 04/01 1 ano de Novos Caminhos -
  28. 03/01 Praia do Forte -
  29. 21/12 PATAGÔNIA ARGENTINA -
  30. 18/12 Réveillons pelo mundo na Via Alegria! -
  31. 31/08 VIA ALEGRIA APRESENTA: DESTINOS DE RÉVEILLON -
  32. 16/08 7 viagens no Brasil com crianças - Planejando viajar com as crianças?? Sugerimos 7 roteiros que a família toda vai curtir.
  33. 13/07 Hospedagem para o carnaval de Salvador - Garanta com a Via Alegria seu lugar na maior festa popular do planeta!!

Av. Tancredo Neves, 148, escritório 04, 3º piso, Shopping da Bahia, Caminho das Árvores - Salvador - Bahia
Tel: (71) 3797-6130 / 3797-6140
E-mail: contato@viaalegria.com.br