Blogs e Colunas



ÁFRICA DO SUL: CAPE TOWN

29/07 - Por TESS NERY

ÁFRICA DO SUL: CAPE TOWN

Depois de Johannesburgo foi a vez da Via Alegria ir para Cape Town, conheça um pouco mais dessa cidade cheia de atrações interessantes. 

Cape Town é a Capital Legislativa da África do Sul e casa do Parlamento Nacional. Foi lá que Nelson Mandela passou 18 anos da sua vida preso, e onde fez seu primeiro discurso após ser libertado. Hoje a cidade é um dos principais pontos de atração turística da África do Sul, combinando importância histórica, cultura, flora, fauna e um cenário de tirar o fôlego, tudo isso adornada ainda pela magnífica Table Mountain, ou Montanha da Mesa.

Fica localizada no extremo sul da África do Sul, consequentemente, do continente africano e na passagem entre o Oceano Atlântico e o Índico. Devido à sua localização estratégica, A Cidade do Cabo teve um papel histórico importante, pois era um entreposto comercial, onde os navios que partiam ou voltavam da Índia paravam para reabastecimento. Antes da construção do Canal de Suez, todas as viagens marítimas entre a Ásia e a Europa passavam por Cape Town. Este fato, somado à colonização fundamentalmente holandesa e inglesa, garantem à cidade um ar cosmopolita.

Uma ótima forma de fazer um primeiro “reconhecimento” na cidade é o Cape Town Explorer (www.citysightseeing.co.za), ônibus aberto de turismo que dá um giro pelas principais atrações, parando em 18 pontos de interesse turístico. Durante o passeio são dadas informações bem didáticas sobre os locais por ondeo ônibus vai passando e os passageiros podem descer onde quiserem. O ticket vale pelo dia inteiro, e existe ainda a opção de adquirir um ingresso que vale por dois dias, que é a ideal, pois existem dois circuitos diferentes, que são interligados e muitas são as opções de parada.

Para concluir o giro pela cidade, em dias de céu aberto é possível subir os 1.067m que separam o cume da Table Mountain do oceano em modernos teleféricos. A vista da TableBay, RobennIsland e do Atlântico é imperdível. Os mais animados podem optar por fazer parte da subida por uma trilha chamada PlatteklipGorge.

Cape Town é mundialmente conhecida pela enorme diversidade da flora local. O KirstenboschNationalBotanical Garden é reconhecido mundialmente como um dos maiores jardins botânicos do mundo e sem dúvida vale a visita.

Em torno do principal cais da cidade, o TableBayHarbour, está o famoso Victoria and Alfred Waterfront, uma das principais atrações turísticas de Cape Town. A área foi renovada ao longo dos anos 80 e 90 e transformada em um centro de lazer, cercado por lojas e restaurantes. No Waterfront está também o AquárioThe Two Oceans Aquarium, cujo destaque é apresentar a fauna marinha dos arredores da África do Sul, que tem a peculiaridade de ser banhado pelos Oceanos Atlântico e Índico. O Victoria WharfMallé o Shopping Center do V&A Waterfront e abriga tanto lojas de artesanato quanto grandes grifes de renome internacional. 

Do Waterfront saem várias excursões para a TableBay, incluindo o passeio à Ilha de Robben, onde ficava a prisão política onde diversos líderes da resistência sul-africana contra o Apartheid (incluindo Mandela) ficaram presos.

A RobbenIslandfica a apenas 11km de Cape Town, inclusive uma das principais atrações do passeio à ilha é justamente a vista majestosa da cidade e da Table Mountain. A ilha foi declarada Patrimônio da Humanidade em 1999 pela UNESCO e abrigou desde um hospital para portadores de Lepra até uma base militar, apesar de ser conhecida mundialmente como sede da prisão onde ficaram os presos políticos durante os anos de luta contra o Apartheid. O tour pela ilha inclui uma volta de ônibus pela pequena vila de Robben, guiada por um simpático morador local, e a visita pela prisão em si, incluindo a cela onde Mandela viveu durante a maior parte dos 18 anos em que viveu por lá. Dentro da prisão, o guia local passa a ser um “ex-morador”, pessoas que estiveram envolvidas com a revolta contra o Apartheid e descrevem para os visitantes o dia-a-dia da prisão.

Uma das rotas do Cape Town Explorer leva os turistas até a vinícola Constantia (www.constantiavalley.com), que fica na parte posterior da Montanha da Mesa e foi a primeira vinícola introduzida na África do Sul. É possível degustar vinhos e visitar os vinhedos, além de um museu com peças coloniais.

HOUT BAY E CAMPS BAY – LUGARES QUE ENCANTAM EM CAPE TOWN

A cerca de 15 minutos de carro do centro de Cape Town fica o charmoso bairro de CampsBay. A avenida litorânea é cheia de bares, restaurantes e hotéis. A localização da baía é estratégica, pois CampsBayfica exatamente na base do conjunto de montanhas conhecido como “Os 12 Apóstolos”. A água gelada pode assustar os brasileiros, mas CampsBay é um famoso destino de praia para os sul-africanos. Vale pegar a estrada que dá acesso ao SignalHill,uma montanha de onde se tem uma vista maravilhosa de Cape Town. No final da tarde, muita gente vai lá para esperar o pôr-do-sol. 

Seguindo caminho em direção ao Cabo da Boa Esperança chega-se a HoutBay, uma colônia de pescadores que hoje evoluiu para um centro de turismo. É daí que saem os barcos para visitar a colônia de focas da DuikerIsland, uma das maiores da África do Sul. Muitos barcos de pesca, gaivotas, focas e uma bela praia formam a paisagem de HoutBay. Uma excelente opção é parar para almoçar por aí, no Restaurante Mariner’sWarf, com excelentes opções de frutos do mar, já que o peixe chega na baía a todo momento.

A viagem continua pela Chapman’sPeak Road, uma das mais espetaculares estradas do mundo, encravada na encosta das montanhase que ligaHoutBay a Noordhoek. Ao longo dos 9km da estrada existem pontos de parada para apreciar a paisagem. A estrada foi literalmente cavada na rocha, a cada curva um suspiro para contemplar a paisagem. Lembra outras estradas famosas, como a da Costa Amalfitana e a estrada que contorna o Lago de Como em direção a Belaggio, ambas na Itália.

A Cidade do Cabo teve um papel histórico e geográfico muito grande. Na costa do continente africano, poucas são as possibilidades de atracação de navios, pois não existem muitas baías. A Baía do Cabo é uma excelente área de atracação. Apesar da excelente baía, a região do Cabo sofre com ventos implacáveis, sobretudo no inverno, que já produziram inúmeras vítimas e naufrágios. Os Ventos do Cabo são famosos e foram eles que assustaram Bartolomeu Dias. Na orla de Cape Town é comum existirem pinheiros totalmente inclinados pelo efeito do vento.

CABO DA BOA ESPERANÇA – A PASSAGEM PARA A ÁSIA

O Cape Point fica no extremo sul do continente africano e durante muito tempo se acreditou que fazia o limite exato entre o Oceano Atlântico e o Oceano Índico. Hoje se sabe que o ponto de fato mais meridional da África do Sul é o Cabo das Agulhas, localizado a poucos quilômetros daí. Originalmente nomeado por Bartolomeu Dias como Cabo das Tormentas, por causa dos ventos encontrados quando esteve ali pela primeira vez, ficou definitivamente conhecido como Cabo da Boa Esperança por ter representado a tão esperada possibilidade do caminho marítimo da Europa para as Índias. Somente em 1498 Vasco da Gama conseguiu finalmente vencer o extremo sul da África e seguir até as Índias. Uma revolução para a geografia e para a história da humanidade.

Entrando no Parque Nacional do Cabo da Boa Esperança é possível acessar uma base no Cape Point com banheiro, uma loja e restaurantes. De lá sai o “FlyingDutchman”, o teleférico que leva os visitantes até o antigo farol no alto do cabo. A vista lá de cima é tão grandiosa quanto a importância histórica e geográfica do cabo, mas não esqueça de levar um casaco, os ventos são de fato avassaladores.

A reserva abriga diversas espécies de animais, como babuínos, zebras e antílopes. Cuidado especial com os babuínos é recomendado aos turistas, eles podem se aproximar demais em busca de comida.

Logo depois do Cabo é possível chegar a Simon’s Town, antiga base naval britânica. A influência inglesa é bem visível, sobretudo na arquitetura.Possui um charme de balneário de veraneio, com muitas lojas e feiras de artesanato. É do porto de Simon’s Town que saem os passeios que permitem mergulhar com ostubarõesbrancos em gaiolas de aço, mas para os que não almejam o encontro cara-a-cara com o tubarão, existem opções de passeios em que o turista fica no barco, apenas observando de fora d’água.

Logo na saída de Simon’s Town ficaa BouldersBeach, parada obrigatória para visitar a colônia de pinguins que existe aí, com mais de 2.300 aves.Os pinguins chegam à costa da África do Sul pegando carona da Corrente Marítima de Benguela, que se origina na Antártida. Existem passarelas na área reservada à proteção dos pinguins, que permitem aos visitantes chegar bem pertinho da colônia. Aí eles fazem os seus ninhos escondidos na vegetação das dunas.

STELLENBOSCH E OS VINHOS DA ÁFRICA DO SUL 

Centro da região produtora de vinhos da África do Sul, Stellenboschfica a leste da Cidade do Cabo.O clima Temperado Mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos amenos e úmidos é ideal para a cultura das uvas. A tradição da colonização holandesa iniciou a produção na região e mais tarde importou mestres franceses que aperfeiçoaram a qualidade dos vinhos.A cidade foi fundada pelos holandeses e é considerado um berço da cultura Africâner (descendentes de holandeses) na África do Sul.

As casas brancas e com fachadas bem pitorescas predominam na arquitetura da cidade. Como Stellenbosch está no circuito turístico mundial dos vinhos, a cidade possui muitas pousadas, hotéis e restaurantes, que ficam sempre cheios e dão vida à cidade.

Postagens

  1. 23/10 Um roteiro surpreendente pela Itália -
  2. 16/07 ALGUNS LUGARES DA ITÁLIA -
  3. 14/04 10 Curiosidades sobre a Nova Zelândia - Saiba um pouco mais sobre a Nova Zelândia!
  4. 27/01 SEMANA SANTA É COM A VIA ALEGRIA - Nós preparamos pacotes maravilhosos para esse feriadão de páscoa
  5. 04/01 DICAS DE VIAGEM NOS NAVIOS DA MSC - Para assegurar a sua maior tranquilidade e satisfação, elaboramos este guia completo com informações importantes sobre os procedimentos de embarque e desembarque de nossos navios para a temporada.
  6. 20/08 MUNDO VIA ALEGRIA - Evento especial da Via Alegria marca o lançamento dos pacotes de réveillon e verão 2013/1014.
  7. 29/07 ÁFRICA DO SUL: CAPE TOWN - CONHEÇA CAPE TOWN JUNTO COM A VIA ALEGRIA
  8. 16/07 ÁFRICA DO SUL: JOHANNESBURGO - A VIA ALEGRIA FOI CONHECER ESSE LUGAR ENCANTADOR
  9. 09/07 PROMOÇÃO CAMALEÃO NA FOLIA - CAMALEÃO + HOSPEDAGEM POR UM PREÇO INCRÍVEL
  10. 06/07 ALIMENTAÇÃO SEGURA PARA VIAJANTES - A ANVISA PREPAROU UM GUIA PARA AUXILIAR QUEM VAI VIAJAR
  11. 15/05 APLICATIVOS PARA VIAGENS - PREPARAMOS UMA LISTA DOS APLICATIVOS MAIS INTERESSANTES PARA OS VIAJANTES
  12. 06/05 LISBOA TÁ BARATO PRA CARAMBA! - APROVEITE ESTE PACOTE IMPERDÍVEL COM HOSPEDAGEM DE 05 NOITES E AÉREO SAINDO DE SALVADOR
  13. 19/04 TRAVESSIA DO MSC PREZIOSA PARA O BRASIL - Conheça a nova obra de arte do Mediterrâneo, que tem o glamour do clássico e o conforto da alta tecnologia
  14. 04/04 SAIBA COMO TIRAR O VISTO AMERICANO -
  15. 08/03 TURISMO WEEK NA VIA ALEGRIA -
  16. 28/02 EUROPA QUASE DE GRAÇA -
  17. 25/02 MSC MAGNIFICA - SEMANA SANTA -
  18. 25/01 São Paulo -
  19. 04/01 1 ano de Novos Caminhos -
  20. 03/01 Praia do Forte -
  21. 21/12 PATAGÔNIA ARGENTINA -
  22. 18/12 Réveillons pelo mundo na Via Alegria! -
  23. 31/08 VIA ALEGRIA APRESENTA: DESTINOS DE RÉVEILLON -
  24. 16/08 7 viagens no Brasil com crianças - Planejando viajar com as crianças?? Sugerimos 7 roteiros que a família toda vai curtir.
  25. 13/07 Hospedagem para o carnaval de Salvador - Garanta com a Via Alegria seu lugar na maior festa popular do planeta!!

Av. Tancredo Neves, 450, Ed. Suarez Trade, sala 2702, Caminho das Árvores - Salvador - Bahia
Tel: (71) 3797-6130 / 3797-6140 - Fax: (71) 3797-6161
E-mail: contato@viaalegria.com.br